Blog

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO


Quando falamos em organização, a primeira referência que vem na cabeça de muitas pessoas é a organização de ambientes, mas dentro da profissão de Personal Organizer, o termo é muito mais amplo, nós vamos além, abrangemos vários pontos da organização.

Neste post vamos falar sobre organização pessoal, e é um assunto bem interessante porque, muitos querem organizar seus ambientes, achar seus pertences, se sentir mais leves, mas nos esquecemos que o primeiro passo é nos organizar. Organizando a nossa vida pessoal, encontramos todos os fatores que a desorganiza.

A rotina do dia-a-dia nos torna pessoas muito ocupadas, e quando tiramos um tempo para o lazer não deixamos de olhar o celular, a caixa de entrada de e-mail, responder o WhatsApp... e acabamos envolvendo novamente com outro tipo de assunto que não é o lazer. Isso acontece porque queremos fazer tudo de uma vez, achando que vamos resolver todos os problemas naquele momento, e acabamos não concentrando em nada.

O que temos que fazer é nos organizar, pensar e entender que tudo tem a sua hora e momento certos. Assim, vamos conseguir nos concentrar, fazer tudo com perfeição, finalizar e colocar em ordem todo o assunto em questão. 

A dica de ouro que nós te damos é: tenha uma agenda para anotar tudo, desde as prioridades até o que simplesmente tem que ser feito. O ideal é ter um planejamento. Planejar o seu ano, o mês e o seu dia-a-dia. Comece fazendo o que é prioridade, colocando o dia e hora para começar e terminar. Depois vá para o que é importante, principal, o que não posso deixar de fazer hoje, e assim por diante.
Ou seja, divida o seu tempo diário em três grupos: o que é urgente, o que é importante, e o que é circunstancial (posso fazer a qualquer momento que não vai interferir nas minhas tarefas).

Nesse planejamento, tire um horário para o que você quer, ou gostaria de fazer ou que sempre prolonga a data por não ter tempo. Com o seu tempo organizado e marcado, pode ter a certeza que vai sobrar aquele tempinho que é só seu. Tente priorizar esse tempo, que seja meia hora a cada dois dias e depois você vai aumentando.

Se você sente que está sem tempo, acorde mais cedo. Já acorda muito cedo? Está ligado na tomada? DESACELERE, aprenda falar não para algumas coisas que não são prioridades. Nossa vida é muito valiosa e não temos tempo a perder com coisas que não agregam em sua vida. Reflita e mãos à obra! Conte com a gente nessa jornada!